Fundos Imobiliários | Focalise | Investimentos em Foco

Fundos Imobiliários

Os Fundos Imobiliários (FIIs) são formados por grupos de investidores com o objetivo de aplicar recursos em todo o tipo de negócios de base imobiliária, seja no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários ou em imóveis prontos, como edifícios comerciais, shopping centers e hospitais.

Do patrimônio de um fundo podem participar um ou mais imóveis, parte de imóveis, direitos a eles relativos, entre outros.
O objetivo é conseguir retorno pela exploração de locação, arrendamento, venda do imóvel e demais atividades do setor imobiliário.

Veja os últimos relatórios de Fundos Imobiliários disponíveis:

RELATÓRIO DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS

VANTAGENS

VOCÊ PODE SER SÓCIO DE GRANDES EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

As construtoras desses empreendimentos vendem uma parte do imóvel em cotas e o dono de cada cota recebe um valor proporcional do aluguel. Existem cotas no mercado que valem menos de R$100 e você pode comprar quantas estiverem à venda.

ISENÇÃO DE IR

Isenção de imposto de renda: no recebimento dos rendimentos mensais para pessoas físicas, que tenham menos de 10% da totalidade de cotas do fundo e exclusivamente para fundos imobiliários cujas cotas sejam negociadas em Bolsa de Valores e que tenham mais de 50 cotistas.
O IOF é isento para todos os cotistas.

DIVERSIFICAÇÃO DOS INVESTIMENTOS

Os fundos imobiliários são uma excelente opção para quem já tem algum tipo de investimento e deseja diversificar a sua carteira. Alguns fundos já trazem em seu próprio portfólio diferentes tipos de imóveis, como uma universidade e um shopping, por exemplo. Essa é uma excelente forma de minimizar seus riscos e proteger seu patrimônio, já que um setor é diferente do outro (no caso acima, educação e comércio).

VENDA DAS COTAS NO MERCADO FINANCEIRO

Diferente de um imóvel, cuja venda é trabalhosa e exige cuidados, o fundo permite negociar as cotas em Bolsa. E, se não quiser vender todas, pode vender só a parte que quiser, já que também é possível negociar em partes. E mesmo que o fundo não tenha liquidez diária, uma semana costuma ser um prazo razoável para a venda das cotas.

OSCILAÇÃO DO VALOR DAS COTAS

O valor das cotas dos FIIs oscilam no mercado, assim como a oscilação do valor de um imóvel no mercado tradicional. Enquanto você estiver posicionado no fundo e no momento de fazer a venda é importante observar por quanto se está negociado a cota daquele FII, pois pode ter algum prejuízo ou uma valorização adicional (que traria um lucro além dos aluguéis recebidos mensalmente).


Compra de Imóvel X Fundos Imobiliários

 

saiba mais Fundos Imobiliarios

Aprenda mais mais sobre fundos imobiliários?

Assista à vídeo aula: Invista em imóveis de forma inteligente.

abra sua conta

[d]
[d]